Santiago do Chile

Mês a mês em Santiago do Chile

Confira como é mês a mês Santiago. Antes de marcar sua viagem, é bom saber como é a cidade a cada mês para assim escolher a melhor época para visitá-la. Nessa matéria nós vamos dar um plano geral de como fica Santiago a cada mês e dar dicas de passeios. Se quiser ler conteúdos mais específicos, recomendamos ver nossas matérias sobre o clima e a temperatura em Santiago, qual a melhor época do ano para viajar para lá e o post específico de cada um dos meses.

Mês a mês em Santiago do Chile

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Santiago e no Chile. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem ao Chile vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o mês a mês em Santiago.

Mês de janeiro em Santiago

  • Clima: Janeiro é o auge do verão em Santiago, por isso esse é o mês mais quente do ano por lá. As temperaturas podem passar facilmente dos 30° C, mas as mínimas chegam perto dos 15° C. Além disso, janeiro é bastante seco e praticamente não chove.

  • Feriados: O único feriado em janeiro é o ano novo, e nesse dia quase nada em Santiago funciona.
  • O que fazer: Por conta do tempo quente, os melhores passeios para você fazer em Santiago em janeiro são para Cajón del Maipo, até as vinícolas nos arredores da cidade e também para as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar, onde além de conhecer seus pontos turísticos, você pode aproveitar para curtir algumas praias.

Mês de janeiro em Santiago

Mês de fevereiro em Santiago

  • Clima: Em fevereiro ainda é verão e bem quente em Santiago. As temperaturas máximas médias ficam na casa dos 28° C e as minímas não vão abaixo dos 15° C. E como essa é uma época de seca, não precisa se preocupar com chuvas.

  • Feriados: Fevereiro é um mês sem feriados em Santiago.
  • O que fazer: Como o clima de fevereiro é bastante parecido com o de janeiro, recomendamos os mesmo passeios. Vá para Cajón del Maipo, às vinícolas e até Valparaíso e Viña del Mar. Além disso, uma dica legal é visitar o Cerro Santa Lucía e aproveitar a linda vista de Santiago.

Mês de fevereiro em Santiago

Mês de março em Santiago

  • Clima: Março marca oficialmente o fim do verão e o começo do outono em Santiago. Por conta disso, as temperaturas vão ficando mais geladas ao longo do mês. As temperaturas máximas médias ficam na casa dos 26° C, mas as mínimas podem chegar a 10° C.

  • Feriados: Dependendo do ano pode ter ou não feriado em Santiago em março. Isso porque a Paixão de Cristo/ Páscoa varia entre o final de março e abril.
  • O que fazer: Com os dias quentes acabando, é bom aproveitar para ir até Cajón del Maipo enquanto ainda dá tempo. Outro passeio legal de fazer em março é para as vinícolas, pois é a época das festas da colheita da uva. Também aproveite para passear pelos parques de Santiago, como o Quinta Normal, pois eles ficam lindos com as folhas das árvores caindo.

Mês de março em Santiago

Mês de abril em Santiago

  • Clima: Como o outono já está a todo vapor em abril, as temperaturas caem bastante. A tarde os termômetros marcam perto dos 23° C, mas de manhã e de noite as mínimas ficam perto dos 8° C. As chuvas ainda são raras, mas quando acontecem podem durar o dia inteiro.
  • Feriados: Assim como o caso de março, abril pode ter ou não feriado dependendo de quando a Paixão de Cristo/ Páscoa vai cair.
  • O que fazer: Apesar do frio, ainda vale a pena visitar os parques de Santiago. Um dos mais bonitos deles no outono é o Parque Florestal. Além disso, em abril você ainda consegue pegar alguma coisa da colheita das uvas e ir tranquilamente até Cajón del Maipo (mesmo com as temperaturas geladas). Nessa época também não deixe de conhecer o Palácio de La Moneda.

Mês de abril em Santiago

Mês de maio em Santiago

  • Clima: Em maio a cidade começa a se preparar para os dias mais frios do ano. Nessa época do outono as mínimas podem chegar a 5° C e as máximas não vão muito além dos 15° C. Além disso, nesse mês começa a chover um pouco mais.
  • Feriados: Existem dois feriados em Santiago em maio. Assim como no Brasil, primeiro de maio é o Dia do Trabalho no Chile, e lá no dia 21 é celebrado o Dia das Glórias Navais.
  • O que fazer: Esse é o último mês do ano em que você pode tentar ir até Cajón del Maipo antes da primavera e do verão (mas mesmo em maio as estradas podem fechar por conta da neve). Por conta do frio, tente alternar passeios ao ar livre, como passear pelos parques da cidade, que são bem bonitos nessa época, e fazer atividades em lugares fechados, como ir até o Palácio de La Moneda e a Catedral Metropolitana de Santiago.

Mês de maio em Santiago

Mês de junho em Santiago

  • Clima: Em junho acaba oficialmente o outono e começa o inverno. Nessa época, enquanto as máximas não passam dos 15° C, as mínimas chegam bem perto de zero. Além disso, em junho chove um pouco. Mesmo com o frio, não espere ver neve em Santiago, pois ela só cai nas montanhas.

  • Feriados: Dependendo do ano pode ter feriado ou não em junho em Santiago, pois o Dia de São Pedro e São Paulo cai ou no final do mês ou no começo de julho.
  • O que fazer: Uma das atividades mais populares em Santiago no mês de junho é esquiar na Cordilheira dos Andes. A poucos quilômetros da cidade estão as estações de esqui Valle Nevado, El Colorado, Farellones e La Parva. Se não for para as montanhas e quiser fugir um pouco do frio, recomendamos conhecer o Mercado Central e alguns dos museus de Santiago, como a Casa La Chascona, que era de Pablo Neruda.

Mês de junho em Santiago

Mês de julho em Santiago

  • Clima: Em julho o inverno é bem rigoroso em Santiago. Esse é um dos meses mais frios e chuvosos do ano por lá. As máximas não passam dos 15° C e a temperatura média mínima é de 5° C, mas os termômetros chegam facilmente a zero.
  • Feriados: Como dissemos acima, o Dia de São Pedro e São Paulo pode cair ou não em julho. Mas além dessa data, no dia 16 julho sempre é comemorado o Dia da Nossa Senhora do Carmo. Nesses dois feriados geralmente o comércio e as atrações funcionam normalmente.
  • O que fazer: Em julho as quatro estações de esqui nos arredores de Santiago estão funcionando a todo vapor e você não pode deixar de ir em pelo menos uma delas. Enquanto estiver na cidade, é bom fugir do frio e da chuva, por isso aproveite para conhecer o Palácio de La Moneda, o Mercado Central e alguns museus, como o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana.

Mês de julho em Santiago

Mês de agosto em Santiago

  • Clima: Em agosto ainda é inverno, mas as temperaturas já começam a subir um pouco. Enquanto as máximas ficam perto da casa dos 16° C, as mínimas ainda chegam a zero grau. Além disso, chove um pouco em Santiago.

  • Feriados: No dia 15 de agosto é comemorado em Santiago o Dia de Assunção de Maria. Nessa data parte do comércio fecha e as atrações funcionam em horários diferentes.
  • O que fazer: Essa ainda é uma boa época do ano para curtir as estações de esqui em Santiago, então não perca essa oportunidade. Para se esquentar no frio, uma boa ideia é ir conhecer as vinícolas e aproveitar para degustar alguns vinhos. Também não deixe de fazer atividades em lugares fechados para escapar das temperaturas baixas. Conheça alguns museus da cidade, como o Museu Nacional de Belas Artes, e vá até o Costanera Center, onde além de fazer compras, dá para subir no Sky Costanera e curtir uma linda vista de Santiago.

Mês de agosto em Santiago

Mês de setembro em Santiago

  • Clima: Em setembro acaba o inverno e começa a primavera em Santiago. Por conta disso, as temperaturas vão aumentando com o passar do mês. As máximas chegam perto dos 20° C e as mínimas ficam na casa dos 5° C. Nessa época ainda chove um pouco em Santiago.

  • Feriados: Nos dias 17, 18 e 19 de setembro o Chile inteiro comemora os principais feriados do ano no país (e por isso grande parte do comércio e das atrações para de funcionar). Nesse período conhecido como Fiestas Patrias eles celebram o feriado nacional, a independência do país e as glórias do exército.
  • O que fazer: Setembro é o último mês do ano em que você pode curtir as estações de esqui até o próximo inverno. Como em vários dias Santiago para com as Fiestas Patrias, uma boa ideia é curtir os parques da cidade, como o Parque Araucano, pois eles nunca fecham. Também não deixe de se esquentar com os vinhos em uma visita às vinícolas de Santiago.

Mês de setembro em Santiago

Mês de outubro em Santiago

  • Clima: Em outubro a primavera está em pleno vapor em Santiago. No entanto, mesmo que já esteja mais quente e as máximas fiquem perto dos 22° C, isso não significa que o frio foi completamente embora, pois as mínimas ainda ficam na casa dos 7° C. No entanto, as chuvas diminuem bastante em outubro.
  • Feriados: Em outubro só há o feriado do Dia do Descobrimento, que sempre cai em uma segunda-feira.
  • O que fazer: Aproveite os dias quentes da primavera para passear pelos belos parques de Santiago, como o Cerro Santa Lucía e o Parque Metropolitano. Uma ideia legal para aproveitar o ar livre é ir até Patio Bellavista, que conta com vários restaurantes. Caso algum dia esteja mais frio, aproveite para passear pelos museus, como o Museu de Arte Contemporânea.

Mês de outubro em Santiago

Mês de novembro em Santiago

  • Clima: Novembro ainda é primavera, mas a cidade já está bem mais quente. Enquanto as máximas ficam perto dos 25° C, as minímas ficam entre 10 e 15 graus Celsius. Nessa época praticamente já não chove em Santiago.
  • Feriados: Os dois primeiros dias de novembro são feriado em Santiago. Lá eles celebram respectivamente o Dia de Todos os Santos e o Dia Nacional das Igrejas Evangélicas e Protestantes.
  • O que fazer: Novembro é uma bela época do ano para curtir os parque de Santiago, como o O’Higgins e o Balmaceda. Aproveite que o céu está limpo e aprecie a vista da cidade do topo dos cerros Santa Lucía e San Cristóbal. Além disso, com o calor é legal ir até o litoral do Chile e conhecer as praias de Valparaíso e Viña del Mar.

Mês de novembro em Santiago

Mês de dezembro em Santiago

  • Clima: Dezembro marca oficialmente o fim da primavera e o começo do verão em Santiago. As temperaturas médias máximas ficam na casa dos 27° C, mas os termômetros passam facilmente dos 30. Já as mínimas giram em torno dos 13° C.
  • Feriados: Em dezembro acontecem dois feriados em Santiago. Dia 8 é celebrada a Imaculada Conceição. E no dia 25, claro, é o natal. Apesar de lá eles não serem tão animados com as festas de final de ano como aqui no Brasil, grande parte do comércio e dos pontos turísticos fecham nessa época.
  • O que fazer: Se for viajar no final do ano para Santiago, aproveite para conhecer os parques de Santiago, já que eles nunca fecham, mesmo nos feriados. Outra opção é ir curtir as praias de Viña del Mar e Valparaíso. Nessa época também é legal ir para Cajón del Maipo e as vinícolas da região.

Mês de dezembro em Santiago

Muito mais dicas do Chile no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis do Chile, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos do Chile. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na sua viagem ao Chile

Use seu celular à vontade em Santiago e no Chile

Poder usar seu celular em Santiago, no Chile e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Chile nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Chile. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Santiago do Chile, Valparaíso, Viña do Mar e qualquer outro lugar do Chile e do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o mês a mês em Santiago quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Santiago e no Chile

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Santiago do Chile

Agora que você já viu tudo sobre o mês a mês em Santiago, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Santiago do Chile é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Santiago do Chile, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Santiago do Chile.

Santiago do Chile

Uma dica legal para quem vai para o Chile, é que como alguns pontos turísticos como Cajón del Maipo, as vinícolas, cidades, parques naturais, desertos, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Chile que são próximas como Viña del Mar e Valparaíso, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de Aluguel de carro no Chile com dicas incríveis e como conseguir um preço incrível utilizando comparadores de preços excelentes e economizando muito.

Dica dos ingressos para passeios e excursões

Outra dica muito importante é que no Chile, não se vende tanto os ingressos para os pontos turísticos por separado. Como há muitos lugares lindos para visitar, o mais comum é contratar agências especializadas que vendem os pontos turísticos por combos. Esses combos são bem legais, porque como algumas atrações são longe e de difícil acesso (e até um pouco perigosos os caminhos), você acaba tendo a deslocação e a visita em um só pack. Nós acabamos comprando todos os ingressos nesse site aqui de Ingressos para o Chile, e achamos ótimo. É uma agência especializada brasileira que é sensacional, eles dão todo o suporte necessário e vendem todos os passeios do Chile.

Passeio para conhecer Cajón del Maipo

Os passeios mais legais e mais vendidos são: passeio ao Cajón del Maipo, Vale Nevado, Farellones, passeio por Viña del Mar e Valparaíso… além de contar com um city tour muito legal, que passa por todos os pontos turísticos de Santiago (com ingressos incluídos) e tem até passeio para a Vinícola Concha y Toro. São lugares que não podem ficar fora do seu roteiro pelo Chile! Através desse link, você tem 10% de desconto nos seus ingressos, então aproveite e reserve já os seus passeios por esse país fantástico.

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Chile

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para o Chile com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Veja outras matérias legais de Santiago do Chile:

O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.

Pontos turísticos em Santiago do Chile: Principais lugares turísticos para visitar.

Compras em Santiago do Chile: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.

Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.

Tags:

2 comentários

  1. onde é essa ultima foto em dezembro, a piscina grande?

    1. Olá, Barbara! A foto é da piscina pública localizada dentro do Parque Metropolitano, na região do Cerro San Cristóbal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *