Chile, Santiago do Chile, Valparaíso, Atacama, Ilha de Páscoa

 


Tudo sobre o Parque Nacional Arquipélago Juan Fernández


Conheça o Arquipélago das Ilhas Juan Fernández no Chile. As Ilhas Juan Fernández são três ilhas e outras menores que, juntas, compõem o enorme Parque Nacional Arquipélago Juan Fernández. Essas ilhas estão localizadas ao sul do Oceano Pacífico, a cerca de 670 quilômetros da costa do Chile, próximo a Valparaíso e Viña del Mar. As três ilhas que se destacam são a Ilha Robson Crusoe, Ilha Alejandro Selkirk e Ilha Santa Clara e, juntas, ocupam uma área com mais de 99 quilômetros quadrados. Confira:

Ilhas Juan Fernández no Chile

História das Ilhas Juan Fernández no Chile

O nome do arquipélago foi escolhido justamente para batizar seu descobridor, o marinheiro espanhol Juan Fernández, entre 1563 e 1574. numa empreitada marítima que não deu certo para chegar na costa chilena. No séculos XVII e XVIII, as ilhas foram usadas como esconderijo de piratas e, rebatendo, os espanhóis que colonizaram a área construíram um forte na Ilha Robson Crusoe para se proteger dos mesmos. Desde então, o forte se tornou Monumento Histórico Nacional e as ilhas foram usadas como presídios durante as guerras de independência no século XIX. Hoje, vários outros contos se tornaram pontos turísticos junto a sua fauna e flora.

História das Ilhas Juan Fernández no Chile

Ilha Robson Crusoe e Ilha Alejandro Selkirk das Ilhas Juan Fernández no Chile

As Ilhas Robson Crusoe e Alejandro Selkirk são as mais habitadas entre as três. A maioria dos habitantes são descendentes de colonos espanhóis e de idade mais avançada sobrevivendo da pesca, que é a grande atração culinária da área. A população chega a cerca de 600 a 700 pessoas. A região com mais habitantes são os povoados de San Juan Bautista e Bahía Cumberland, é lá onde estão a maioria dos hotéis e pousadas. Uma curiosidade sobre essas ilhas é que o nome delas era Más a Tierra e Más Afuera, respectivamente, pela distância com o continente, mas foram rebatizadas devido ao sucesso do livro de Daniel Delfore que conta as histórias de um náufrago Robison Crusoé que, supostamente, foi inspirada pela história do marinheiro Alejando Selkirk que passou 4 anos em uma das Ilhas Juan Fernández no Chile sozinho depois de abandonar seu navio.

Ilha Robson Crusoe e Ilha Alejandro Selkirk das Ilhas Juan Fernández no Chile

Fauna e Flora das Ilhas Juan Fernández no Chile

A fauna e flora das Ilhas Juan Fernández no Chile é uma grande atração turística, pois pelo menos 60% de suas espécies são exclusivas dessas ilhas. Por exemplo, o Chile não é conhecido por ter corais, mas os corais são uma grande atração, principalmente na Ilha Robison Crusoe. Além dos corais e da geografia - que inclui riachos, montanhas, , a beleza do arquipélago também está nos seus animais, os mais admirados são as aves, principalmente os Picaflor, os carangueijos e lagostas, a Cabra de Juan Fernández e o Lobo fino de Juan Fernández.

Fauna e Flora das Ilhas Juan Fernández no Chile

Pontos turísticos nas Ilhas Juan Fernández no Chile

Os pontos turísticos mais icônicos das Ilhas Juan Fernández no Chile são o Fuerte Santa Bárbara, usado para os espanhóis se defenderem dos piratas, as ruínas do navio alemão SMS Dresden que, numa fuga de ataques pelos navios ingleses durante a segunda guerra mundial, abarcou num dos portos das ilhas e foi destruído por sua própria tripulação e, hoje, é Monumento Histórico Nacional. 

Pontos turísticos nas Ilhas Juan Fernández no Chile

Como visitar as Ilhas Juan Fernández no Chile

A melhor forma de conhecer as ilhas do arquipélago é através das milhares de trilhas pela área. Para não se perder, o melhor é seguir com um guia, mesmo que seja das agências das ilhas. E para chegar nas ilhas, é necessário pegar um barco no porto de Valparaíso.

Como visitar as Ilhas Juan Fernández no Chile

Como economizar muito na viagem ao Chile

Se você vai viajar para o Chile, não deixe de ver as nossas dicas incríveis de como economizar muito no Chile para economizar um bom dinheiro na sua viagem e poder fazer ainda mais passeios e aproveitar ao máximo suas férias. São dicas incríveis e comparadores de preços excelentes para economizar em tudo na viagem.

Veja outras matérias imperdíveis do Chile:
Seguro viagem para o Chile: Dicas para fazer um excelente seguro pelo melhor preço.
Como levar dinheiro para o ChileMelhores formas de levar seus pesos chilenos.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.

Postar um comentário

 
Top