Chile, Santiago do Chile, Valparaíso, Atacama, Ilha de Páscoa

 


O que fazer em cinco dias em Valparaíso


Saiba tudo o que você pode fazer em um roteiro de cinco dias por Valparaíso. É muito comum em viagens pela América do Sul passarmos poucos dias nas demais cidades turísticas com pressa de conhecer a capital, por exemplo. Muitos fazem mochilão pelos vizinhos latino-americanos e outros pretendem passar somente um final de semana ou feriado em Valparaíso. Como sabemos o quão difícil pode ser planejar quais pontos turísticos ver e por quanto tempo, montamos um itinerário para quem quer ter uma ideia do que fazer em 5 dias em Valparaíso.

Roteiro de 5 dias em Valparaíso

Primeiro dia em Valparaíso

Um dos principais pontos turísticos de Valparaíso são seus cerros. Entre eles, o principal é o Cerro Concepción e ele deve ser a primeira parada no primeiro dia de viagem à Valparaíso. O Cerro Concepción, com diversos nomes anteriores a esse, é uma das inúmeras partes mais altas da cidade de Vaparaíso no Chile. Essa região foi onde colonizadores alemães e ingleses se estabeleceram para explorar o Chile na América do Sul. O local foi escolhido pelos imigrantes por ficar no alto da cidade, ter uma vista para o mar, um ar mais puro e estar distante da agitação do centro. Assim, grandes mansões foram construídas no Cerro Concepción e hoje, junto à maravilhosa vista para o Oceano Pacífico, muitas dessas casas se tornaram museus e locais de mirante. O caminho até o topo pode ser cansativo, mas é recheado de arte à céu aberto, como todas as ruelas de Valparaíso.

Roteiro de 1 dia em Valparaíso

Para subir no Cerro Concepción, há várias possibilidades, andando, de carro e pelos elevadores funiculares de Valparaíso. O elevador que leva ao Cerro Concepción é o Ascensor Reina Victoria. Não considerado tanto como pontos turísticos, os ascensores são elevadores que levam os passageiros até o topo dos milhares de cerros que existem em Valparaíso. São um bom meio de transporte para quem tem dificuldade de fazer uma caminhada longa e são bem baratos. Para uns, é uma aventura que lembra uma viagem no tempo. Com certeza, é um passeio super divertido subir por um dos ascensores.

Roteiro de 1 dia em Valparaíso

Pertinho do Cerro Concepción está o Paseo Gervasoni. Como diversas ruas de Valparaíso, essa é uma passagem muito artística e linda de se apreciar por seus grafites esplêndidos e que dão cor a cidade quando as casas não dão. A arte lá também é feita de materiais recicláveis quando se estendem bandeirinhas ou copos plásticos coloridos por um barbante entre as casas. Ele fica próximo ao Museo Mirador Lukas e também tem uma vista bela para o porto.

Roteiro de 1 dia em Valparaíso

Na hora do almoço, nada melhor do que um restaurante com a cara de Valparaíso. Nesse caso, o Cafe del Pintor cumpre esse quesito. Com um ambiente chamativo e aconchegante, o Cafe del Pintor se destaca entre os demais restaurantes de Valparaíso. Apesar do rico cardápio com especialidade em frutos do mar, pois Valparaíso é uma cidade portuária, o Café del Pintor oferece um preço justo por todos os pratos. Já considerado uma obra de arte em um restaurante, o Cafe del Pintor honra o nome fazendo de um local pequeno belo na decoração colorida que combinam com as paredes completas por paisagens também à tinta. Além do preço justos e pratos saborosos, o atendimento é muito elogiado e rápido.

Roteiro de 1 dia em Valparaíso

Durante a tarde, não tem como perder o mais famoso dentre os museus de Valparaíso que, na verdade, é uma casa. A Casa Museo La Sebastiana é outra casa que pertenceu ao poeta Pablo Neruda. Ela foi comprada para que o escritor pudesse fugir do frenesi de Santiago do Chile, onde fica sua outra casa-museu. Além de ter uma vista imperdível para a baía de Valparaíso, a casa tem cinco andares e comporta toda a beleza, inovação e brincadeira que o ganhador do Nobel de literatura gostava.

Roteiro de 1 dia em Valparaíso

Para se divertir a noite em Valparaíso, uma recomendação é ir ao bar Cabeza de Manjar. O Bar Cabeza de Manjar é um dos melhores bares de Valparaíso e é conhecido pela aguardente de uva, chamada pisco, e pelos vinhos nacionais. Outra atração no Bar Cabeza de Manjar em Valparaíso são suas noites de quinta e sexta-feira que são sempre regadas a música. Além disso, a receptividade dos funcionários é ótima e você não sairá decepcionado com o serviço. Com certeza você encontrará uma bebida típica chilena que vai adorar.

Roteiro de 1 dia em Valparaíso

Por último, se você ainda tiver energia sobrando para aguentar uma das melhores baladas de Valparaíso a noite do primeiro dia, a mais recomendada é a balada Mero Club. A Mero Club acontece num espaço grande de três ambientes, terraço para fumantes, chão e pilares de madeira. O público pode dançar aos diferentes estilos de música propostas para as diferentes festas que acontecem de quinta à sábado. Nessas festas, há 3 DJs tocando para o grande número de pessoas presentes. As festas, além de consagrar os diferentes tipos de música, sempre tem promoções de entrada e bebidas diferentes.

Roteiro de 1 dia em Valparaíso

Segundo dia em Valparaíso

Não da para ir para Valparaíso sem ver as artes de rua, principalmente os grafites. Um lugar imperdível é o Museu a Céu Aberto de Valparaíso. O Museo a Cielo Abierto foi criado em 1992 numa parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso e o governo da cidade. São 20 murais expostos em muros das ruas do bairro Cerro Bella Vista de pintores chilenos famosos e de estudantes da universidade. Os muros são de casas, escadarias e todo o tipo de construção que autorizaram seu uso para florir obras de arte.

Roteiro de 2 dias em Viña del Mar

Depois de visitar o Museu a Céu Aberto, um segundo museu que conta a história de Valparaíso são as praças famosas que iniciaram a cidade. Para o segundo passeio do segundo dia, você pode visitar as praças Simón Bolivar e Victoria. Próxima a praça Victoria, a Plaza (praça, em português) Simón Bolivar, localizada no bairro El Almendral, foi construída para substituir o Teatro Victoria que foi destruído em um terremoto em 1906 e como homenagem ao líder venezuelano que lutou a favor da descolonização da América Latina. A praça Simón Bolivar se tornou um ponto interessante de visita por sua grande gama de atrações para crianças, como brinquedos.

Roteiro de 2 dias em Viña del Mar

Depois do almoço pelos arredores do centro histórico, uma sugestão de passeio é ir até o Museu Municipal Bellas Artes. O Museo Municipal de Bellas Artes de Valparaíso fica numa mansão do estilo Nouveau chamada Palácio Baburizza e foi propriedade de vários nobres do Chile até ser adquirida pelo governo de Valparaíso. Nele estão expostos vários quadros por artistas chilenos, europeus e ingleses dos séculos 19 e 20. Alguns dos artistas expostos são: Rousseau, Boudin, Pedro Lira, Juan Francisco Gonzales, entre outros.

Roteiro de 2 dias em Viña del Mar

Ou, outra opção é fazer um passeio de barco por Muelle Prat. O Muelle Prat é uma parte do porto de permite os visitantes navegarem em pequenas embarcações pela costa de Valparaíso. Há diversos tipos de passeio e a maioria deles dura 30 minutos. Neles, você conhece as antigas embarcações e as lendas.

Roteiro de 2 dias em Viña del Mar

Para a janta, recomendamos para o segundo dia o restaurante Ápice. Se você procura um restaurante exclusivo de frutos do mar e funcionários atenciosos tanto com o cliente quanto a comida, esse lugar é o restaurante Ápice. Diferente de tudo na região, o Ápice trabalha com produtos frescos e locais, até quando se trata dos vinhos, que são orgânicos e de pequenos produtores, para um número pequeno de pessoas. Então, atente-se de reservar uma mesa antes de ir. O ambiente é moderno e simples, assim como a organização dos pratos. Pode ser um pouco mais caro do que os demais restaurantes de Valparaíso, mas prometem uma culinária natural e serviços dedicados ao bem-estar do cliente.

Roteiro de 2 dias em Viña del Mar

Se você preferir ir a um bar, neste caso, recomendamos o bar La Regatta. O Bar La Regatta parece ser o bar ideal para uma happy hour com os amigos em Valparaíso. Isso se deve às altas recomendações que fazem das diversas cervejas que servem no Bar La Ragatta, além das bebidas típicas, como as las micheladas. O bar fica próximo ao Bairro Puerto, um dos bairros de Valparaíso.

Roteiro de 2 dias em Viña del Mar

Terceiro dia em Valparaíso

No terceiro dia de viagem por Valparaíso, é bem legal visitar o Museu Casa Mirador Lukas. A Casa Museo Mirador Lukas expõe a casa do jornalista, desenhista, pintor e publicitário Renzo Pecchenino que ficou famoso por expressar os costumes e identidade dos moradores de Valparaíso no Chile. Ele usava "Lukas" como seu pseudônimo. A casa mostra seus trabalhos grandiosos, sua livraria e oferece souvenires para os visitantes levarem com si uma pequena lembrança de Valparaíso, uma cidade cheia de arte.

Roteiro de 3 dias em Valparaíso

Logo depois de visitar a Casa Mirador Lukas, você pode seguir para o Museu de História Natural de Valparaíso. O Museo de Historia Natural de Valparaíso localizado no Palácio Lyon carrega milhares de peças e fósseis arqueológicos para mostrar como era o Chile e a cidade de Valparaíso muito antes do século 21. No museu, além de estarem expostos materiais que mostram o modo de vida do homem pré-histórico, há salas que estudam o ecossistema e o clima do Chile, além de fenômenos como o El Niño. Ele fica num palácio vitoriano que foi construído em 1881 cujo dono Santiago Lyon era da árvore genealógica da realeza escocesa. O Museu de História Natural também contempla uma biblioteca incrível.

Roteiro de 3 dias em Valparaíso

Procure almoçar no restaurante Pasta e Viño. Localizado em um prédio cor caramelo, bem convidativo, o restaurante serve uma das melhores massas de Valparaíso e é muito elogiado por sua disposição dos alimentos e sobremesas. A vista do Pasta e Vino, que fica também no Cerro Alegre, é igualmente imperdível para aproveitar um almoço com a luz natural invadindo pelas milhares de janelas do restaurante.

Roteiro de 3 dias em Valparaíso

Pela tarde, uma visita encantadora é até o Passeo 21 de Mayo. Mais um mirante para avistar o porto de Valparaíso, o Paseo 21 de Mayo é muito apreciado por ter uma das melhores e mais próximas vistas da cidade e abriga também uma grande feirinha de artesanato e lembranças do Chile para você levar junto contigo na volta para casa e para dar para os parentes e amigos com um preço barato.

Roteiro de 3 dias em Valparaíso

Para a janta, vá ao bar Cafe Restobar. Próximo ao Cerro Alegre, o Cafe Restobar Plaza Cumming é muito bem localizado e serve pizzas excelentes, além de outros pratos mais simples. É muito apreciado pela relação preço-benefício de seus serviços. Ele conta com um terraço coberto que contém calefação quando frio e é um lugar lindo de apreciar a vista da cidade. O ambiente é muito elogiado.

Roteiro de 3 dias em Valparaíso

E, para animar a madrugada do terceiro dia em Valparaíso, visite a balada Terraza Mimi. Dando espaço a música underground, a balada Terraza Mimi oferece festas de música mais alternativa. A franquia tem três espaços: Blak Room, Dark Room e Red Room. É muito bem avaliada em todos os quesitos: respeito, lugar e música. Os DJs, assim como os diferentes artistas que tocam lá, ao vivo, são consagrados pelo público.

Roteiro de 3 dias em Valparaíso

Quarto dia em Valparaíso

Para começar o quarto dia em Valparaíso, um museu interessante para se conhecer é o Museu Naval e Marítimo do Chile. O Museo Naval y Marítimo em Valparaíso foi a Escola Oficial de Forças Armadas do Chile por 74 anos, fundada pelo presidente Admiral Jorge Montt Alvarez. Hoje em dia o museu apresenta peças, relíquias, e depoimentos que contam a história da naval do Chile do século 19. O Museu Naval e Marítimo de Valparaíso também apresenta as histórias dos heróis chilenos nas forças de batalha.

Roteiro de 4 dias em Valparaíso

Logo depois de visitar o Museu Naval e Marítimo do Chile, você pode seguir para o Paseo 21 de Mayo. Ele fica a pouquíssimos minutos apé do museu e é um importante mirante da cidade de Valparaíso. O Paseo 21 de Mayo é muito apreciado por ter uma das melhores e mais próximas vistas da cidade e abriga também uma grande feirinha de artesanato e lembranças do Chile para você levar junto contigo na volta para casa e para dar para os parentes e amigos com um preço barato.

Roteiro de 4 dias em Valparaíso

Após almoçar pelas redondezas do Paseo 21 de Mayo, um ótimo passeio para a tarde do quarto dia é visitar o Museu do Mar Lord Thomas Cochrane em Valparaiso. O Museo del Mar Lord Thomas Cochrane é uma casa de estilo colonial que foi construída em 1842 pelo inglês Juan Muat para dar lugar ao primeiro observatório do Chile. Lá você pode apreciar uma vista incrível da cidade de Valparaíso e apresenta peças navais e de embarcações, além de exposições temporárias durante o ano. Seu jardim também é motivo de visita.

Roteiro de 4 dias em Valparaíso

Para a janta, um restaurante ótimo que recomendamos é o La Concepción, um lugar fantástico durante a noite. O charme exalado pelo Restaurant de La Concepción tem base no próprio local do restaurante: no Cerro Alegre em um imóvel histórico que carrega toda a mobília antiga ainda consigo. Ou seja, além de uma vista incrível de Valparaíso, você se sentirá em outra época ao adentrar esse restaurante. Há diversos tipos de pratos, tanto nacionais quanto internacionais, que são montados artisticamente.

Roteiro de 4 dias em Valparaíso

Se preferir um bar ao invés de um restaurante, o bar que recomendamos para o quarto dia é o bar El Irlandes. O Bar El Irlandes tem como especialidade também as cervejas, como o La Regatta, porém sua bebida se diferencia em ser artesanal. Além disso, a oferta é diferente pois ele vende produtos internacionais também, como cerveja belga, irlandesa e outras, não deixando de fora as chilenas. O ambiente é limpo e bonito e o dono é super aberto para conversar com os clientes. 

Roteiro de 4 dias em Valparaíso

Quinto dia em Valparaíso

Para a manhã do quinto e último dia em Valparaíso, o passeio ideal é visitar a praia Las Torpederas. A Playa Las Torpedas é a mais conhecida e frequentada de Valparaíso. Sua água é cristalina e, embora não seja muito grande, é um sucesso no verão. Um dos motivos pelo qual ela é uma das mais frequentadas se deve ao fácil acesso. Além de linhas e pontos de ônibus próximos, a praia tem estacionamentos ao redor e permite o chegada de todos os públicos. Ela é uma das praias mais antigas de Valparaíso e era reduto dos pescadores. Ao redor também há restaurantes e conexão de internet.

Roteiro de 5 dias em Valparaíso

Já que a praia é próxima de diversos barzinhos e lanchonetes, almoce por lá. Em seguida, visite a Plaza Sotomayor e o Porto de Valparaíso, que não são grandes pontos turísticos, mas ainda fazem parte da cidade. A Plaza Sotomayor tem esse nome para homenagear o advogado e político do Chile que participou de diversos momentos de guerra e disputa no país. Mas a praça não só homenageia Sotomayor, mas também é sede para o Monumento à Todos os Heróis de Iquique, que guarda os restos mortais de soldados que atuaram nos combates navais de Iquique e Punta Gruesa no século XIX. Aproveite a ida à praça para visitar o porto de Valparaíso, principal atividade econômica do local.

Roteiro de 5 dias em Valparaíso

Logo depois de ir à Plaza Sotomayor e ao porto, visite o último lugar de Valparaíso antes de anoitecer, que é o Villa Victoria. Com atores como personagens de Valparaíso, a Casa Museu Villa Victoria recria o universo da cidade portenha no final do século XIX e começo do XX. Os visitantes são levados por entre cômodos de objetos, mobiliários e roupas que faziam parte da vida de Valparaíso pelos personagens Kenneth e Victoria. No final da visita, é oferecido um chá típico da região.

Roteiro de 5 dias em Valparaíso

Na hora do jantar, um último restaurante para visitar é o La Caperucita y El Lobo, baseado no conto infantil "Chapeuzinho Vermelho". Especializados em frutos do mar, culinária mediterrânea e chinesa, o La Caperucita y El Lobo é um bistrô charmoso da cidade de Valparaíso com opções maravilhosas de pratos e principalmente sobremesas que são feitas em formatos variados. Há ingredientes diferentes de tudo e muito instigantes ao apetite. O La Caperucita y El Lobo é um restaurante conquistador que passa a chamar a atenção nos mínimos detalhes, como recados pregados a escada do local. É próximo à casa de Pablo Neruda e cobra um preço bom e condizente com o que oferecem.

Roteiro de 5 dias em Valparaíso

E, para fechar com chave de ouro sua viagem à Valparaíso, dance bastante na balada El Huevo. O El Huevo é uma balada e também casa de shows, porque a atração são os convidados a performar, já que não são sempre DJs, mas bandas e cantores. O espaço é bem criativo, a balada se passa dentro de uma barraca grande de ar em formato oval e branca, fazendo referência ao nome da boate que, em português, quer dizer "O Ovo". É um lugar enorme e é ótimo se você quer conhecer artistas locais.

Roteiro de 5 dias em Valparaíso

É importante saber como se locomover por Valparaíso e alugar um carro pode ser uma boa ideia. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Chile que são próximas, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de Aluguel de carro no Chile com dicas incríveis e como conseguir um preço incrível utilizando comparadores de preços excelentes.

Dica do Seguro Viagem para o Chile

Uma dica importante para quem vai viajar para qualquer lugar do Chile e do mundo é não deixar de fazer um Seguro Viagem, pois ele é importantíssimo. Se quiser, veja tudo sobre o assunto e nossas dicas de como fazer um bom Seguro viagem para o Chile conseguindo um preço incrível.

Veja outras matérias imperdíveis de Valparaíso e dChile:
Onde ficar em Valparaíso: Melhores lugares e regiões para se hospedar.
Pontos turísticos em Valparaíso: Principais lugares turísticos para visitar.
Passeios em Valparaíso: Os passeios para fazer na cidade.

Postar um comentário

 
Top