Chile, Santiago do Chile, Valparaíso, Atacama, Ilha de Páscoa

 


A casa de Pablo Neruda em Santiago do Chile


Conheça a história do museu La Chascona, a casa de Pablo Neruda em Santiago do Chile. Pablo Neruda foi um escritor símbolo da cultura chilena. Falecido em 1973, ele deixou 3 casas pelo Chile que hoje são condecoradas como museus. Elas são apreciadas por incorporarem a criatividade do poeta e muitos aspectos das casas foram usados nas suas obras. É uma das 3 casas museus de Pablo Neruda no Chile. Conheça aqui a La Chascona, a casa de Pablo em Santiago do Chile.

La Chascona em Santiago do Chile

História do museu casa La Chascona em Santiago do Chile

A casa foi construída em 1953 para uma das amantes de Pablo Neruda, Matilde Urrutia cujo apelido era La Chascona por seus cabelos ruivos. Eles se encantaram pelo terreno a venda no bairro da Bellavista, próximo ao Cerro San Cristóbal. Esse terreno apresentava uma catarata e frutas evocadas pelo escritor em seu poema "La Chacona". 

La Chascona foi desenhada pelo arquiteto Germán Rodrigues Arias, porém foi criada a partir dos sonhos de Neruda que queria ter a vista da Cordilheira dos Antes e a possibilidade de acompanhar o trajeto do sol. Dessa forma, a casa adquiriu um formato engraçado de várias escadas e formatos interessantes. Ela também foi se expandindo, já que em seu início, era somente um quarto.

La Chascona em Santiago do Chile

Durante a ditadura chilena anterior a morte de Pablo, a casa foi vandalizada e inundada, mas Matilde insistiu que o corpo do poeta fosse velado na mesma e se esforçou para reconstruí-la até sua morte, em 1985.

Hoje, a casa virou museu e Fundação Pablo Neruda por encarnar a personalidade de Pablo Neruda e contar sua história. Além dos ambientes reconstituídos, na casa-museu há uma pinacoteca com um acervo artístico, uma coleção objetos africanos da época em que Neruda se dedicou a ser diplomata e desenhos de Piero Fornasetti.

La Chascona em Santiago do Chile

Como visitar o Museu Casa La Chascona em Santiago do Chile

As visitas à La Chascona são obrigatoriamente guiadas. O Museu Casa fica aberto de terça-feira à domingo, das 10 horas da manhã às 18 horas da noite. É necessário reservar um horário com, pelo menos, dois dias de antecedência. A entrada custa 6.000 pesos chilenos por pessoa, ou 30 reais, e 2.000 pesos, 10 reais, para preferencial, estudantes e maiores de 60 anos.

La Chascona em Santiago do Chile

A fundação possui uma loja de lembranças onde vende os livros de poesia de Pablo Neruda e outros relacionados com sua vida e obra, artesanatos típicos do Chile, roupas e ademais objetos.

La Chascona em Santiago do Chile

Informações sobre o Museu Casa La Chascona:

Endereço: Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista, Providencia, Santiago.

Como economizar muito na viagem ao Chile

Se você vai viajar para o Chile, não deixe de ver as nossas dicas incríveis de como economizar muito no Chile para economizar um bom dinheiro na sua viagem e poder fazer ainda mais passeios e aproveitar ao máximo suas férias. São dicas incríveis e comparadores de preços excelentes para economizar em tudo na viagem.

Veja outras matérias imperdíveis de Santiago e do Chile:
Onde ficar em Santiago do ChileMelhores lugares e regiões para se hospedar.
O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade. 
Compras em Santiago do Chile: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.

Postar um comentário

 
Top